Curso: O horror que nos pensa
Por que tantos filmes de horror estão sendo lançados e chamando a atenção este ano? “Longlegs”, “Alien: Romulus”, “A substância”, “Entrevista com o demônio”, “MaXXXine” e a lista não para… De um lado, estamos passando por uma proliferação de crises (climática, política, ética, financeira etc.), por outro, há uma exaustão do pensamento que propõe ser a Natureza o nosso guia, conclamando um mergulho no estranho, vazio, nada absoluto, desconhecido, weird, outside etc. Essa demanda nos leva a buscar autores clássicos que discutem esse tema, como H. P. Lovecraft, Schopenhauer, Borges, Clarice Lispector, Philipp Mainländer, mas também mergulhar em autores contemporâneos pouco discutidos no Brasil, como Eugene Thacker, Thomas Ligotti, David Peak e o coletivo ocultista antifascista italiano, o Gruppo di Nun.
No curso “O horror que nos pensa”, vamos discutir a contemporaneidade a partir da relação do cinema e literatura de terror com a filosofia do horror, mas também o “horror à filosofia”, constituindo um pensamento – e algo além do pensamento – assombroso acerca do contemporâneo.
Atrator: Nelson Job – pesquisador transdisciplinar, criador do campo conceitual e experimental transaberes, romancista, autor de “Druam” e “Pulsares” (no prelo), entre outros livros, psicólogo e doutor pela UFRJ.
Duração: 04 encontros de duas horas.
Datas: 22 e 29 de outubro e 05 e 12 de novembro (terças-feiras)
Horário: de 19h30 às 21h30 (Horário do Brasil).
Valor: R$100,00.
Modo: On-line, pelo Zoom. O curso ficará gravado e disponível para os inscritos.
Bibliografia: a bibliografia principal é o artigo “O horror que nos pensa” de Nelson Job (clique aqui para acessá-lo) e a bibliografia complementar são as obras citadas no artigo.
Inscrições e outras informações: envie e-mail para nelsonjobvortex@gmail.com
PROGRAMAÇÃO:
Encontro 01 (22/10) – O que é o horror?
Iremos definir terror e horror, trazer as reflexões de Lovecraft e pessimismo cósmico.
Encontro 02 (29/10) – Horror à filosofia?
Um mergulho na trilogia “Horror of Philosophy” de Eugene Thacker e outros autores contemporâneos acerca do tema do horror.
Encontro 03 (05/11) – Os sussurros do além
Discussão de filmes, contos e livros de terror, com destaque para o filme “Mártires” (2008) de Pascal Langier.
Encontro 04 (12/11) – A horda dos intenstranhos
Para um novo pensamento sobre o horror e o desconhecido: a intenstranheza emerge no nada em aberto.
Ouça aqui nossa playlist “Intenstranheza” aqui.
Tenho cada vez me aprofundado mais na temática do horror em um grupo de pesquisa que participo e com certeza este curso será uma boa forma de me aprofundar e ampliar o repertório sobre o tema. Nelson é fera!