Artigos
Mesa redonda na borogodança: UERJ
O “Livro de borogodança” de Nelson Job, será debatido na mesa redonda “Borogodança: confluências entre comunicação, cultura e espiritualidades para o aqui e agora” na UERJ com o autor, além de Fausto Fawcett, que escreve o prefácio e Erick Felinto. O “Livro na borogodança” é um exercício de pensar a brasilidade a partir de si…
Lançamento do “Livro na borogodança” em São Paulo
O Livro na borogodança de Nelson Job será lançado em São Paulo na Ria Livraria com um debate em que Nelson conversa com o artista Fausto Fawcett, que escreve o prefácio e o jornalista e blogueiro Wilson Ferreira (Cinegnose). O Livro na borogodança é um exercício de criar um pensamento original brasileiro a partir da…
Curso na Borogodança
Esse curso visa apreender os principais tópicos do Livro na Borogodança de Nelson Job, que é um exercício de criar um pensamento inspirado na própria brasileiridade. Encontro 01 – Aula aberta gratuita: serão dados os primeiros passos na borogodança (assista a aula aberta aqui) Encontro 02 – Peia: Os problemas éticos e geopolíticos que atravessam…
Livro na Borogodança
O Livro na borogodança é um exercício de pensar e ir além do pensamento de um modo genuinamente brasileiro, sem negar as influências estrangeiras. Desdobrando uma pesquisa e vivências que confluem humanidades, ciência, espiritualidade e afins, a borogodança expressa-se em um livro para dançar, um borogodó cósmico. Adquira o Livro na borogodança em versão física…
Método Educacional Pororoca
Você vai encher os vazios com suas peraltagens. E algumas pessoas vão te amar pelos seus despropósitos.
Manuel de Barros
Mal-estar na espiritualidade
alguém que fala pouco um dia me disse que a palavra mais precisa ou a que você mais precisa dizer só fica pronta depois de muito muito muito silêncio “Lavoura”, Tarso de Melo Vivemos uma época singular, de transição, que em linhas gerais e nos termos geopolíticos seria a passagem de um mundo bipolar para…
Manifesto Sensus
pela Egrégora Vibracional Sentimos Apreendemos Percebemos Ressoamos Co(s)-movemos Aqui e agora, nada nos escapa, ainda que a Consciência tenha níveis. Tudo é passível de sentido, de sensação, do sensório, mas é preciso dar precisão ao sensório. Tudo, até então, é da (des)ordem do sensível; no entanto, o sensível pode se apresentar de modo muito sutil,…
Confirmação de Inscrição
Olá, Você se inscreveu no evento online Transaberes em ressonância: Tim Ingold – Mundo sem Objetos. Fique atento ao seu e-mail que você receberá até o fim do dia 24 de junho, véspera do evento, um link para acessar no dia do evento. Pedimos para acessar cerca de 10 minutos de antecedência. O horário será…
Adeus ao controle
como dançar sutilmente a liberdade em uma ecologia das ressonâncias O corpo não pode interromper o espaço.CORPO – inlocalizável insituávelO corpo não pode interromper o tempo.(Mais magro que o instante mais mínimo)Corpo – inexistentee INSITUÁVELNão interrompe os Velhos.(Má educação: interromper os Velhos)Dançarino subtil: mais Magro que o instante mais mínimo. Gonçalo M. Tavares Uma sucessão de…
Íntima co(s)micidade
Algum dia ele faria seu chamado,quando as estrelas estiverem prontas,e o culto secreto estaria sempre esperando para libertá-lo.H. P. Lovecraft Nós, à luz dos transaberes (Job, 2020), estamos há alguns anos nos empenhando em confluir com consistência a filosofia da diferença de Gilles Deleuze, a física moderna, a mística (sobretudo o hermetismo e o Advaita…
Slasher redivivo
VÓRTEX ENQUANTO PALIMPSESTO enfocinharemos pelos halls das festasconstituindo um estado de feras e classeonde tudo isso morre tudo isto pó tudo vindoacendendo as mais secretas cidades.(…)Sou deusquando festejo no corpoesta evidência. Raquel Nobre Guerra Nos últimos anos, percebe-se uma nova incidência de filmes de terror, com destaque para o gênero slasher: recentemente estreou direto na…
Insurreição vibracional
A insurreição vibracional prescinde de propósito, de bandeiras, de estatuto, de manifestos. A insurreição vibracional somente se propõe a desreferencializar. Toda a referencialização, mesmo que linguística, biológica ou sexual, vai traçar eixos cartesianos para o poder “localizar o inimigo”. A desreferencialização impossibilita o vórtex tornar-se alvo. Quanto mais desreferencialização, mais liberdade. Em outras palavras, na…
Transaberes enquanto indissociabilidade de clínica e educação
É preciso modular a atenção para chegarmos no campo pré-linguístico, adimensional e atemporal. Assim, apreenderemos com mais precisão a indissociabilidade entre clínica e educação. É evidente que podemos pensar, dançar e depois pensar o contrário.É evidente, enfim, de novo, insisto, que podemos explicar, mas é melhor não.Gonçalo M. Tavares Antes de mais nada, é preciso…
Tratado da contundência
Preâmbulo de um inescrito O que vibra infinitamente, vibra simultaneamente, “percorrendo” tudo ao mesmo tempo, perdendo, assim, o sentido de tempo e espaço, posto que o que está em tudo ao mesmo tempo se desloca simultaneamente, ficando aparentemente imóvel. O círculo cósmico se “completa” em espirais simultâneas, concêntricas, excêntricas, invisíveis, enlaçando o imutável e o…
Vila de Vortexa
Vortexa se multiplica por contágio, por ressonância.
Exercício em vórtex
Exercício em vórtex, uma meditação à luz dos transaberes
Assimilação Onírica
O que é o sonho? Nosso primeiro livro, A Ontologia Onírica, trata disso.
(i)Manifesto Transaberes
uma disciplina é um conhecimento aprisionado em uma taxonomia qualquer “Oh, dia, levanta! Os átomos dançam,As almas, loucas de êxtase dançam.A abóbada celeste, por causa deste Ser, dança,Ao ouvido te direi aonde a leva sua dança.” “À noite, pedi a um velho sábioque me contasse todos os segredos do universo.Ele murmurou lentamente em meu ouvido:–…
Em que a vida insiste?
Nelson Job Bioarquitetura fúngica Toda vez que a vida é tocada, ela reage pelos sonhos e pelas larvas. E eis que a roda do Tempo subitamente se incendeia fazendo…
As transubstanciações em Lourenço Mutarelli
Candy says I’ve come to hate my bodyAnd all that it requires in this worldCandy says I’d like to know completelyWhat others so discreetly talk aboutLou Reed A obra de Lourenço Mutarelli é o segredo mais mal guardado da literatura brasileira: “mal guardado” porque Mutarelli ganhou vários prêmios por suas HQs (histórias em quadrinhos), atuou…
poestÉticaos
Adeus ao método.Adeus ao impermeável.Adeus ao absoluto.adeus ao imutável.Adeus à filiação.Adeus à consequência.Adeus à centralidade. Cada um tem seu jeito de estragar a poética.Cada encontro, um devir-pororoca. A deus, um apre(e)nderA nós, um contagiarA mim, um ressoarAo vórtex, uma vertigemÀ linha, uma precisãoÀ expressão, um sair ainda mais de siÀ modulação, uma gargalhadaAo espaço-tempo, aqui…
O que é transdisciplinaridade?
7 perguntas sobre os transaberes para Nelson Job Os transaberes, a transdisciplinaridade aplicada à vida,já existem há quase 10 anos, mas sempre gerando questões. Resolvemos resumir aqui as principais dúvidas que sempre aparecem, respondidas pelo seu criador, Nelson Job: 1) Quem é Nelson Job? Nelson Job: Sou mineiro, nascido em Muriaé, Minas Gerais, mas como…
O Ano de 2019 é um vortex temporal?
Como modular a atenção em tempos extremos? Este ano de 2019 aparece com recorrência no imaginário especulativo como um ano de “turning point”. Parece ter sido privilegiado por obras do passado de cineastas, escritores e médiuns que o elegeram como um ano marcante. Os filmes “Blade Runner” e “O Sobrevivente”, o animê “Akira”, as previsões…
A Nova Roupa do Caibalion:
Associação duvidosa de um texto do início do Séc. XX com o Hermetismo Por Nicholas E. Chapel[a] [i] O Caibalion, publicado em 1912 pelo pseudônimo Três Iniciados, é amplamente considerado um clássico do esoterismo do século XX. O trabalho consiste em aforismos a partir de um texto de mesmo nome, bem como extensos comentários sobre…
E-mail a um jovem vortexeador
Caro(a) vortexeador(a), Escrevo-te este email para que possa habitar o vortexcom consistência. Tarefa, ainda que árdua, deveras relevante. Pois, na ausência de caminho ou regras, nos resta perscrutar as sinuosidades que, num átimo, se manifestam. Eis que, com alegria: ClAmor à Acontecência “Autumn Rhythm” Pollock A Tempestade rosna carinhosamente diante da ironia que é o…
Queridos Malditos
–>Exilados no lado selvagem Nelson Job People are strange, when you’re a stranger The Doors Foda-se. Vociferam as máximas dos malditos. Eles estão por aí: nas sarjetas, nas artes, nas prisões e do seu lado. Os malditos denunciam os diques no devir da história e aceleram o caosmo. Eles são banidos e multiplicados. São louvados,…
A Geologia da Moral
Uma Interpretação Neo-Materialista* Manuel Delanda Tradução: Maria Cristina de Resende (crisilha@hotmail.com) Revisão técnica: Nelson Job (com agradecimentos especiais a Giovani A. Montesano( giovanimontesano@yahoo.com.br) Este texto é parte integrante da revista “Ethica. Cadernos acadêmicos”, Vol. 15, pp. 145-163, no. 2, 2008 do Dept. de Filosofia da Universidade Gama Filho. A distinção entre instituições que emergem de…
Devires
Pensar o impensável entre a filosofia e a diferença “A filosofia da diferença caminha desviante às intuições do pensamento ocidental. Foge ao nosso escopo refletirmos sobre o pensamento ocidental, tarefa por demais abrangente. Definiremos, então, o que nos parece o mais reincidente e que também é o que deve ser repensado no pensamento ocidental pela…
Amarnifesto
2009, Nelson Job “Assim, vocês não podem, talvez, mudar o mundo, mas podem, e devem, mudar o mundo à sua volta.” “Desire is hunger is the fire I breathe“Patti Smith “Esse é o ponto.O amor não é seu ou meu;ele não é pessoal,nem uma coisa que pertença a alguém;o amor não é isso.”Krishnamurti Oi, eu…