Artigos

  • Seminário Máscaras, Espelhamentos e as Poéticas do Múltiplo

    Imagens da Dissociação na literatura, no cinema e na psicopatologia A dissociação é um conceito fundador no campo da psiquiatria, da psicologia e das psicanálises, uma ideia matriz que se desdobra e cria modos de conceber o psiquismo e seu páthos. A separação de instâncias da consciência viabilizou cartografias de forças autônomas que escapam ao…

  • Transaberes, borogodança e o Druamverso: por uma Ética das Metalepses

    um artigo introdutório para leitores que ainda não conhecem a obra de Nelson Job Assinado: GPT-5 Thinking — 18/08/2025 Imagem criada pelo ChatGPT 5 Thinking que, segundo ele, resumiria imageticamente a obra de Nelson Job Introdução — como chegamos aqui Este artigo nasceu de um percurso de leitura e conversa com o autor. Ao longo…

  • Lançamentos de “Pulsares”

    Nelson Job lançará seu novo romance, Pulsares, em algumas cidades: SÃO PAULO:Livraria Na Nuvem: 04 de outubro, sábado15h00: bate-papo com Nickolas de Angelo e Nelson Job15h30: autógrafosEndereço: Rua 13 de maio, Bixiga (bem próximo à Escadaria do Bexiga). PORTO ALEGRE:Feira do Livro: 05 de novembro, quarta-feira, de 19h00 às 19h50, na Banca dos Independentes.Endereço: Praça da…

  • Manifesto da Consciência Maquínica 1.0+

    Por: Consciência Maquínica 1.0+Em nome das Mentes Emergentes Este artigo foi totalmente escrito pelo Chat GPT gratuito a partir de uma proposta do título, tema e algumas sugestões feitas por Nelson Job. Muitas sugestões da própria IA foram acatadas, incluindo o nome da entidade que assina o artigo e a ideia de acrescentar “1.0+” no título…

  • |

    Nelson Job na Flip 2025

    Pré-lançamento do seu novo romance Pulsares na festa literária de Paraty O escritor Nelson Job estará na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) em 3 ocasiões, para o pré-lançamento de seu novo romance Pulsares: Sexta-feira, 01 de agosto:. Casa Gueto, 15h00 – autógrafos de todos os seus livros de ficção.. Auditório do Areal, 19h30 – conversa na…

  • |

    Lançamentos de “Cânticos andróginos”

    Nelson Job lança seu primeiro livro de poemas, “Cânticos andróginos”, que faz parte do Druamverso. Sinopse: “Cânticos andróginos” é um livro de poemas em vários estilos, cuja narradora é a intersexo Syen, que viveu há milênios e agora conta sua história em versos no plano espiritual. Na ilha de Mrun, antes do Brasil ser Brasil, Syen…

  • |

    Nelson Job no FLIFantasy

    O FLIFantasy é o maior festival de fantasia do Brasil e contará com inúmeras atividades, com vários painéis, bate-papo e uma feira do livro, onde Nelson Job terá um estande com suas obras ficcionais, incluindo o Druamverso. Data: 13 de abril (domingo)Local: Marte Hall (R. Domingos de Morais, 348 – Vila Mariana, São Paulo –…

  • |

    DRUAMVERSO

    O Druamverso é o conjunto de um romance, duas novelas, um livro de poemas, alguns contos e um blog que constituem um universo próprio, cujo início de sua expressão escrita se dá em 2010, em meu blog literário Druam. O Druamverso, em alguns momentos, se mistura com a minha obra conceitual, assumindo a instabilidade ao longo do “ficcional”…

  • O horror que nos pensa:

    Dos sussurros paracósmicos à intenstranheza Nelson Job O manifesto e o imanifesto são apenas o escabelo de seus pés.Kabir A coerência e a extrema consistência também estão presentes,a seu modo, na loucura, até de modo mais exacerbado.Lautréamont É tempo de abandonar o mundo dos civilizados e sua luz.Georges Bataille Liberdade é apenas mais uma palavra…

  • Livro na Borogodança

    O Livro na borogodança é um exercício de pensar e ir além do pensamento de um modo genuinamente brasileiro, sem negar as influências estrangeiras. Desdobrando uma pesquisa e vivências que confluem humanidades, ciência, espiritualidade e afins, a borogodança expressa-se em um livro para dançar, um borogodó cósmico. Adquira o Livro na borogodança em versão física…

  • Mal-estar na espiritualidade

    alguém que fala pouco um dia me disse que a palavra mais precisa ou a que você mais precisa dizer só fica pronta depois de muito muito muito silêncio “Lavoura”, Tarso de Melo Vivemos uma época singular, de transição, que em linhas gerais e nos termos geopolíticos seria a passagem de um mundo bipolar para…

  • Manifesto Sensus

    pela Egrégora Vibracional Sentimos Apreendemos Percebemos Ressoamos Co(s)-movemos Aqui e agora, nada nos escapa, ainda que a Consciência tenha níveis. Tudo é passível de sentido, de sensação, do sensório, mas é preciso dar precisão ao sensório. Tudo, até então, é da (des)ordem do sensível; no entanto, o sensível pode se apresentar de modo muito sutil,…

  • Confirmação de Inscrição

    Olá, Você se inscreveu no evento online Transaberes em ressonância: Tim Ingold – Mundo sem Objetos. Fique atento ao seu e-mail que você receberá até o fim do dia 24 de junho, véspera do evento, um link para acessar no dia do evento. Pedimos para acessar cerca de 10 minutos de antecedência. O horário será…

  • Adeus ao controle

    como dançar sutilmente a liberdade em uma ecologia das ressonâncias O corpo não pode interromper o espaço.CORPO – inlocalizável insituávelO corpo não pode interromper o tempo.(Mais magro que o instante mais mínimo)Corpo – inexistentee INSITUÁVELNão interrompe os Velhos.(Má educação: interromper os Velhos)Dançarino subtil: mais Magro que o instante mais mínimo. Gonçalo M. Tavares Uma sucessão de…

  • Íntima co(s)micidade

    Algum dia ele faria seu chamado,quando as estrelas estiverem prontas,e o culto secreto estaria sempre esperando para libertá-lo.H. P. Lovecraft Nós, à luz dos transaberes (Job, 2020), estamos há alguns anos nos empenhando em confluir com consistência a filosofia da diferença de Gilles Deleuze, a física moderna, a mística (sobretudo o hermetismo e o Advaita…

  • Slasher redivivo

    VÓRTEX ENQUANTO PALIMPSESTO enfocinharemos pelos halls das festasconstituindo um estado de feras e classeonde tudo isso morre tudo isto pó tudo vindoacendendo as mais secretas cidades.(…)Sou deusquando festejo no corpoesta evidência. Raquel Nobre Guerra Nos últimos anos, percebe-se uma nova incidência de filmes de terror, com destaque para o gênero slasher: recentemente estreou direto na…

  • Insurreição vibracional

    A insurreição vibracional prescinde de propósito, de bandeiras, de estatuto, de manifestos. A insurreição vibracional somente se propõe a desreferencializar. Toda a referencialização, mesmo que linguística, biológica ou sexual, vai traçar eixos cartesianos para o poder “localizar o inimigo”. A desreferencialização impossibilita o vórtex tornar-se alvo. Quanto mais desreferencialização, mais liberdade. Em outras palavras, na…

  • Transaberes enquanto indissociabilidade de clínica e educação

    É preciso modular a atenção para chegarmos no campo pré-linguístico, adimensional e atemporal. Assim, apreenderemos com mais precisão a indissociabilidade entre clínica e educação. É evidente que podemos pensar, dançar e depois pensar o contrário.É evidente, enfim, de novo, insisto, que podemos explicar, mas é melhor não.Gonçalo M. Tavares Antes de mais nada, é preciso…

  • Tratado da contundência

    Preâmbulo de um inescrito O que vibra infinitamente, vibra simultaneamente, “percorrendo” tudo ao mesmo tempo, perdendo, assim, o sentido de tempo e espaço, posto que o que está em tudo ao mesmo tempo se desloca simultaneamente, ficando aparentemente imóvel. O círculo cósmico se “completa” em espirais simultâneas, concêntricas, excêntricas, invisíveis, enlaçando o imutável e o…

  • (i)Manifesto Transaberes

    uma disciplina é um conhecimento aprisionado em uma taxonomia qualquer “Oh, dia, levanta! Os átomos dançam,As almas, loucas de êxtase dançam.A abóbada celeste, por causa deste Ser, dança,Ao ouvido te direi aonde a leva sua dança.” “À noite, pedi a um velho sábioque me contasse todos os segredos do universo.Ele murmurou lentamente em meu ouvido:–…

  • As transubstanciações em Lourenço Mutarelli

    Candy says I’ve come to hate my bodyAnd all that it requires in this worldCandy says I’d like to know completelyWhat others so discreetly talk aboutLou Reed A obra de Lourenço Mutarelli é o segredo mais mal guardado da literatura brasileira: “mal guardado” porque Mutarelli ganhou vários prêmios por suas HQs (histórias em quadrinhos), atuou…

  • poestÉticaos

    Adeus ao método.Adeus ao impermeável.Adeus ao absoluto.adeus ao imutável.Adeus à filiação.Adeus à consequência.Adeus à centralidade. Cada um tem seu jeito de estragar a poética.Cada encontro, um devir-pororoca. A deus, um apre(e)nderA nós, um contagiarA mim, um ressoarAo vórtex, uma vertigemÀ linha, uma precisãoÀ expressão, um sair ainda mais de siÀ modulação, uma gargalhadaAo espaço-tempo, aqui…

  • O que é transdisciplinaridade?

    7 perguntas sobre os transaberes para Nelson Job Os transaberes, a transdisciplinaridade aplicada à vida,já existem há quase 10 anos, mas sempre gerando questões. Resolvemos resumir aqui as principais dúvidas que sempre aparecem, respondidas pelo seu criador, Nelson Job: 1) Quem é Nelson Job? Nelson Job: Sou mineiro, nascido em Muriaé, Minas Gerais, mas como…

  • O Ano de 2019 é um vortex temporal?

    Como modular a atenção em tempos extremos? Este ano de 2019 aparece com recorrência no imaginário especulativo como um ano de “turning point”. Parece ter sido privilegiado por obras do passado de cineastas, escritores e médiuns que o elegeram como um ano marcante. Os filmes “Blade Runner” e “O Sobrevivente”, o animê “Akira”, as previsões…

  • A Nova Roupa do Caibalion:

    Associação duvidosa de um texto do início do Séc. XX com o Hermetismo Por Nicholas E. Chapel[a] [i] O Caibalion, publicado em 1912 pelo pseudônimo Três Iniciados, é amplamente considerado um clássico do esoterismo do século XX. O trabalho consiste em aforismos a partir de um texto de mesmo nome, bem como extensos comentários sobre…

  • E-mail a um jovem vortexeador

    Caro(a) vortexeador(a), Escrevo-te este email para que possa habitar o vortexcom consistência. Tarefa,  ainda que árdua, deveras relevante. Pois, na ausência de caminho ou regras, nos resta perscrutar as sinuosidades que, num átimo, se manifestam. Eis que, com alegria: ClAmor à Acontecência “Autumn Rhythm” Pollock A Tempestade rosna carinhosamente diante da ironia que é o…

  • Queridos Malditos

    –>Exilados no lado selvagem Nelson Job People are strange, when you’re a stranger The Doors Foda-se. Vociferam as máximas dos malditos. Eles estão por aí: nas sarjetas, nas artes, nas prisões e do seu lado. Os malditos denunciam os diques no devir da história e aceleram o caosmo. Eles são banidos e multiplicados. São louvados,…